Como saber qual aquecedor ideal para sua necessidade?

COMO SABER QUAL AQUECEDOR IDEAL PARA SUA NECESSIDADE?

Está pensando em escolher um tipo de aquecimento para sua residência, mas ainda não sabe qual o melhor? São tantas as opções que é fácil ficar em dúvida sobre qual deles poderá atender as suas necessidades. Leia abaixo os critérios que você deve usar nesta escolha.

Eficiência, conforto e economia são os itens mais questionados. Existem aquecedores elétricos, a gás e solares. Cada um deles tem seus prós e contras e suprem determinadas necessidades.

Se sua casa possui encanamento para circulação de água quente (canos de cobre), aquecedores a gás e solares são boas opções. Assim como aquecedores elétricos de armazenamento (boilers).

Caso não tenha instalações adequadas a passagem de água quente, os aquecedores elétricos de passagem, ou seja, chuveiros e torneiras elétricas, são boas opções.

A capacidade de aquecimento por m³, vazão e número de saídas de água quente distribuídos pela residência são importantes para essa escolha.

Aquecedores a gás e solares representam uma grande economia de energia, mas tem custos altos de instalação (solares) e demandam manutenções periódicas (a gás). Porém são garantia de um banho quente em dias de falta de energia elétrica.

Aquecedores elétricos podem ter fácil instalação e manutenção, porém quanto mais kw utilizarem para o aquecimento da água, maior será o gasto energético.

Há também de se levar em conta a vida útil de cada um dos modelos acima citados. Os aquecedores a gás tendem a durar em média quinze anos, contra oito de chuveiros ou torneiras elétricas. Já os aquecedores solares tendem a ter uma durabilidade estimada de quinze a vinte anos. Todos esses prazos dependem, é claro, de manutenção adequada.

Observe também o número de pontos a serem abastecidos. Um aquecedor com capacidade média de 8 litros, atende perfeitamente um chuveiro, já os de 30 a 37 litros tem capacidade de atender a uma residência com três banheiros ou dois banheiros e torneiras de cozinha e lavanderia.

Faça um estudo apurado das suas necessidades, liste os pontos em que deseja ter água quente e assim poderá realizar a melhor escolha.