Quais as vantagens do aquecedor solar para piscina

Quais as vantagens do aquecedor solar para piscina

Hoje em dia ter uma piscina em casa deixou de ser um luxo e passou a ser um bem acessível para uma boa parte da população brasileira. Mas os gastos para manter este tipo de conforto dentro de casa podem ser um pouco pesados no bolso das pessoas. Especialmente para aquelas que optam por ter uma piscina com água aquecida, uma excelente solução para o inverno ou mesmo locais com temperaturas mais baixa.

Existem diversos métodos de aquecimento de piscinas, que passam desde o uso de caldeiras que funcionam com carvão e outras fontes de calor até o uso de eletricidade. O primeiro caso geralmente exige instalações e manutenções avançadas. Na segunda opção o grande problema é o custo da energia, ainda mais em tempos de crise, com a taxa aumentando todos os meses.

Uma solução interessante que pode ser adotada é o aquecimento solar para piscina. O investimento neste tipo de captação vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, especialmente no Brasil. Além disso, o custo para instalação de todos os equipamentos que permitem a captação e a distribuição desta energia pode ser mais barato do que se imagina.

Conheça quais são as principais vantagens do aquecedor solar para piscinas:

  • Fonte gratuita: Apesar de existir um custo de instalação, o aquecimento solar utiliza uma fonte de energia gratuita. Ou seja, as pessoas não terão que pagar pela quantidade de energia que será utilizada dentro de casa.
  • Fonte limpa de energia: Além da energia solar não ser paga pelo usuário final, ela é considerada 100% limpa. Ou seja, para sua captação não existe qualquer impacto no meio ambiente. Trata-se de uma opção sustentável, especialmente em épocas de crise de água, que é um dos principais elementos utilizados para a geração de energia elétrica.
  • Diminui os riscos de acidentes: A luz solar praticamente não oferece riscos para os seus usuários, especialmente para as famílias que possuem crianças.
  • Economia: Tudo isso acaba gerando um impacto direto na conta de luz no final do mês e também nos gastos de manutenção dentro de casa.